Depois da manobra da Energisa MT, propondo “reescrever” o Plano de Saúde, o que na verdade era mais uma armação para acabar com uma das nossas mais importantes conquistas. Após a tentativa de implantar o Banco de Horas para acabar com o pagamento das horas-extras e impor um regime de semi-escravidão. Não conseguindo, a empresa ainda tentou reduzir o valor da hora-extra de 100% para 80%. Em que pesem todos esses ataques, os trabalhadores se mobilizaram e mais uma vez conquistaram importante vitória com a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2020.

Na Assembleia Geral, que contou com a participação em massa dos Urbanitários, realizada na manhã de 3 de dezembro (segunda-feira), nossa categoria decidiu por manter as conquistas, que garantem benefícios que são de grande importância para a vida dos trabalhadores e suas famílias.

Assim sendo, para o ACT 2018/2020 ficam garantidos: Reajuste de todas as cláusulas econômicas em 100% do INPC do período (3,973%), Vale Alimentação, Plano de Saúde e Reembolso de Farmácia, Hora Extra 100%, Gratificação para Dirigir, Pagamento Quinzenal dos Salários, Gratificação de Retorno de Férias de até 100%, Auxílio Creche, PPR, Complementação do Auxílio Doença Previdenciário, Estabilidade por Aposentadoria, e demais benefícios do ACT.

Dessa forma, por meio de muita luta, conseguimos barrar os ataques da Energisa MT para retirar nossos direitos e mantivemos todas nossas conquistas que custaram 30 anos de luta, e, ainda, ficou garantido a possibilidade de durante o primeiro semestre do ano que vem podermos travar a luta por salários mais justos.