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O Sindicato dos Urbanitários realizou protesto pela falta de condição de trabalho e pelo descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalhador. O protesto realizado na Enecol iniciou às 07h30, desta quarta-feira (07/08/2013), com o fechamento do portão de entrada da empresa e contou com a participação de todos os trabalhadores.

Diante da pressão e da paralisação total da empresa, o gerente da Enecol, Sr. Marcos Antonio, solicitou uma reunião com os diretores do STIU-MT, onde foi exposto 16 reivindicações para serem sanadas. Logo após a reunião, a empresa apresentou documento se comprometendo a sanar todos os pontos:

1. Prazo para construção e reforma dos banheiros – a empresa assumiu que a obra do banheiro “de cima” será entregue no dia 12/08/2013 e a obra do banheiro do “debaixo” será concluído em 22/08/2013.

2. Conclusão e limpeza da sala de descanso – a Enecol imediatamente providenciará a organização da sala de reunião, com a liberação para descanso dos colaboradores.

3. Plano odontológico – a empresa informou que está liberado o atendimento desde o dia 26/07/2013.

4. Entrega de material EPE e EPC – a Enecol providenciou uma verba emergencial no valor de R$10 mil e entregará até sexta-feira (09/08/2013).

5. Fornecimento de copo e papel higiênico – a empresa se comprometeu a entregar imediatamente o material.

6. Regularização da fossa – a Enecol garantiu que até o dia 22/08/2013 será concluída a regularização da fossa.

7. Sala de descanso para o plantão – a empresa se comprometeu a arrumar a sala até o dia 22/08/2013.

8. Viaturas sem condições – a Enecol se comprometeu de imediato a colocar um técnico de segurança para fazer a conferência diária das viaturas que sairão para o trabalho.

9. Limpeza do banheiro químico – a Enecol afirmou que a limpeza será feita diariamente até a conclusão da obra do banheiro.

10. Fornecimento de cópia do cartão ponto quando o funcionário for reclamar do seu pagamento de hora extra – a empresa assumiu o atendimento a esta reivindicação de imediato, inclusive informando que a psicóloga da empresa também fará a gestão para evitar a falta de esclarecimento.

11. Estacionamento de veículos dos empregados no pátio interno da empresa- a Enecol autorizou e demarcou um local para estacionar as motos dos trabalhadores e o estacionamento de carros somente será permitido a gerentes e as gestantes.

12. Ameaças com colaboradores – a empresa informou que não pratica e que é inadmissível que qualquer pessoa em nome da Enecol faça ameaças e que caso venha ocorrer deverá ser apresentado imediatamente a gerência da empresa o fato.

13. Instalação de filtro no bebedouro e apresentação de laudo da água – a Enecol se comprometeu que no caso de 15 dias (22/08/2013), instalará o filtro e apresentará laudo de inspeção da água.

14. Fornecimento de protetor solar – a empresa se comprometeu a entregar imediatamente aos trabalhadores.

15. Vale alimentação – a Enecol informou que até sexta-feira (09/08/2013), estará regularizando a situação e garantiu que os valores creditados para os empregados no cartão vale permanecerão à disposição do trabalhador.

16. Regularização da alimentação – a empresa informou que ocorreram diversos problemas na administração da alimentação e solicitou um prazo para regularizar, informando que até a normalização da situação estará fornecendo requisição individual ou dinheiro em espécie para as despesas com a alimentação, quando em serviço.

A empresa ainda, se comprometeu a não retalhar ou descontar as horas paralisadas, durante o protesto.

Após as discussões e deliberações do conteúdo da carta foi aprovada a proposta da empresa com retorno ao trabalho, ficando já deliberado que no dia 23/08/2013 ocorrerá nova Assembleia Geral Extraordinária, caso a empresa não cumpra o proposto imediatamente ou venha descumprir qualquer outro item.

O presidente do Sindicato, Dillon Caporossi, finalizou destacando a importância dos trabalhadores manterem-se mobilizados e unidos para conquistarem melhores condições de vida e de trabalho.

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