Matéria no Site do Olhar Direto

Afora ter alcançado um faturamento bilionário de R$ 20,8 bilhões em quatro anos (2014-2017) super explorando o consumidor com tarifas abusivas, a Energisa MT é líder absoluta no ranking de reclamações do Procon, devido a má qualidade dos serviços que presta à população, conforme atestam as matérias divulgadas na imprensa estadual, que estamos reproduzindo. Desde que assumiu a distribuição de energia elétrica de Mato Grosso, a Energisa MT deixa de fazer investimentos na prestação de serviços de qualidade. O descaso chegou ao ponto da empresa alcançar a condição de campeã absoluta no ranking de reclamações dos consumidores junto ao Procon, superando a CAB, empresa responsável pelo abastecimento de água e rede esgoto em Cuiabá, cujo contrato de concessão foi suspenso pela prefeitura e depois a empresa substituída, em consequência da péssima qualidade dos serviços.

 

LESAR O CONSUMIDOR

A má qualidade do atendimento já inicia na dificuldade para o consumidor fazer reclamações. Geralmente, os problemas relacionados à energia elétrica dependem de atendimento emergencial, mas de uma maneira absurda a Energisa MT mudou o Call Center para a cidade de Eusébio no Estado do Ceará, a 3,625 Km de distância de Cuiabá. Quando o abastecimento de energia sofre algum problema, o consumidor tem como única opção ligar no 0800-6464196 localizado no Estado do Ceará, mas geralmente não consegue atendimento satisfatório. Quando consegue atendimento, ao invés de ser aberta uma Ordem de Serviço (OS), apenas é fornecido o registro de informação (IF) com orientações para o consumidor pegar o resultado nas agências após 15 dias, causando prejuízo ao usuário do serviço, o que vem a demonstrar que a instalação de Call Center em cidades distantes tem servido exclusivamente para protelar o atendimento e assim poder lesar o consumidor.

 

Matéria Divulgada no Site do PROCON-MT

CONSUMIDOR 15 DIAS SEM LUZ

Existe a necessidade de execução de manutenção preventiva na rede de distribuição de energia elétrica, porém a  Energisa MT preocupada apenas em elevar o lucro da empresa, não efetua a revisão para não fazer gasto. Isso, porque a manutenção preventiva impõe a necessidade de aumentar a contratação de um número maior de trabalhadores, além do aumento da frota de veículos e compra de equipamentos. Em consequência dos problemas decorrentes do mal funcionamento da rede de energia elétrica, geladeiras, freezers, aparelhos de TV, ar condicionado e equipamentos, são danificados, causando prejuízos para as famílias e empresas..

Muitos consumidores têm ficado até 15 dias sem energia elétrica, mesmo tendo feito reclamações junto à Energisa MT, e por isso também são vítimas de prejuízos com a deterioração de alimentos perecíveis, que necessitam ficar acondicionados nas geladeiras e freezers.

 

O fechamento do Call Center causou a transferência de 350 postos de trabalho para o Ceará, enquanto o serviço continua incluído na conta de luz, que em Mato Grosso chegou a ser a terceira mais cara do mundo, de acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Para completar, vários postos de atendimento foram fechados e as pessoas submetidas ao cansaço e irritação, motivados pelas longas esperas, pois é limitada a quantidade das agências comerciais em Cuiabá e interior, e o número de funcionários também é reduzido.

Matéria divulgada no site Arquimedes Online

Matéria divulgada no site da Ager MT